Episódio 45 - Black Film Archive, Tarantino no Teatro, 'Já Acabou, Jéssica?' e muito mais
SEXTA-FEIRA DE FEIRADO NÃO TEM COMO SER RUIM
Bom dia, boa tarde e boa noite de qualquer lugar que você esteja lendo esta estimada newsletter
Você está adentrando a quadragésima quarta edição da Luke da Semana e já sabe que toda sexta-feira vamos reunir as melhores notícias da semana sobre cinema, quadrinhos, música, memes e cultura (inútil?) em geral. Sempre com os comentários assaz pertinentes deste que vos fala
CINEMA E SÉRIES
Por dentro do ‘Black Film Archive’
Uma iniciativa bem interessante: Maya Cade é pesquisadora de audiência para a Criterion Collection, uma das mais reconhecidas empresas de restauração e distribuição de filmes (suas reedições de filmes são extremamente procuradas por cinéfilos e entusiastas de plantão).
Maya nos últimos anos pegou pra si uma tarefa: coletar e arquivar todos os filmes escritos, dirigidos e estrelados por profissionais negros desde 1915 até 1979 - e que não estavam disponíveis em nenhum streaming.
São diversas obras que vão desde o cinema mudo até terror e ação, e que não eram de fácil acesso a muitas pessoas - pois não estavam em grandes nomes como Netflix, HBO, Prime Video, entre outros.
O resultado saiu na semana passada: o ‘Black Film Archive’ já está disponível e tem muita coisa legal pra assistir (verifiquei vários títulos e enquanto alguns dá pra assistir tranquilamente no Brasil, outros somente com acesso aos Estados Unidos).
De acordo com Cade em seu texto introdutório, todos os filmes no catálogo ‘‘tem algo significativo a dizer sobre a experiência negra; falar para audiências negras; e/ou ter uma estrela, escritor, produtor ou diretor negro.
É um projeto realmente muito interessante e que você deveria dar uma olhada.
Vem aí a nova série de Guillermo Del Toro
Um homem cheio de projetos que nunca foram pra frente, Guillermo Del Toro já tem sua próxima produção confirmada.
Trata-se de ‘Cabinet of Curiosities’, uma nova antologia de horror para a Netflix. Cada episódio trará uma história de terror diferente, escrita e dirigida por diversos nomes do meio - como Jennifer Kent, do amado ‘Babadook’.
Se você curte arrepios & calafrios, fique ligado e acompanhe! (eu sei que eu vou)
Vem aí uma peça de teatro sobre… os filmes do Tarantino?
É isso mesmo que você leu, caro assinante: o espetáculo/musical/peça de teatro ‘Tarantino Live!’ começa em Los Angeles a partir do dia 09 de setembro. O projeto é idealizado pela produtora ‘For The Record’ e mistura adaptações ao vivo de cenas clássicas dos filmes do diretor, musical estilo Broadway, cabaré e um tiquinhozinho assim ó, de Caribó.
A ideia parece meio… doida, mas aparentemente funciona, como você pode conferir no trailer abaixo. Caso você seja fã do polêmico diretor e esteja por Los Angeles durante este mês, não deixe de conferir!
Mais rápidas que cinema experimental russo
• Trailer extravaganza parte 1: prévia de ‘Moonfall’, nova película de Roland Emmerich (‘2012’, ‘Independence Day’, ‘O Dia Depois de Amanhã’) e estrelando Halle Berry. O título do filme entrega um pouco do que rola.
• Trailer extravaganza parte 2: e saiu também o trailer de ‘Red Notice’, aguardado filme com Gal Gadot, The Rock e Ryan Reynolds - 3 dos maiores queridinhos de Hollywood. Estreia na Netflix.
• Trailer extravaganza parte 3: e finalmente, o trailer de ‘The Wheel of Time’, adaptação dos livros de Robert Jordan e estrelando Rosamund Pike (Gone Girl). Exclusivo no Prime Video.
'• Ryan O’Connell, de ‘Special’, vai estrelar a nova versão de ‘Queer As Folk’
• Vem aí o novo filme de Yorgos Lanthimos (O Sacrifício do Cervo Sagrado, O Lagosta, A Favorita): ‘‘Poor Things’ vai estrelar Emma Stone, Christopher Abbott, Willem Dafoe, Ramy Yousef, Mark Ruffalo e grande elenco.
• Denis Villeneuve (A Chegada) disse que o maior desafio de fazer o novo ‘Duna’ foi… o cabelo do Timothee Chalamet.
CULTURA DA INTERNET
‘Já acabou, Jéssica?’ e o impacto de um meme
Se você estava na internet em torno de novembro de 2015 com certeza se lembra do meme ‘Já acabou, Jéssica?’, que tomou a internet como um furacão na época.
O vídeo de pouco mais de 15 segundos gerou incontáveis paródias, remixes e versões ao longo dias seguintes - indo parar até em grandes programas da época como ‘CQC’, ‘Pânico na TV’ e congêneres.
Mas quem até hoje vive com as sequelas da repercussão é Lara, a jovem que teve a ousadia de perguntar a Jéssica se ela já havia acabado a porradaria.
Lara abriu o coração para o G1, e contou toda sua história - do impacto psicológico na vida, até os processos que move contra redes sociais e canais de TV pela exclusão do vídeo.
É uma matéria que por vezes acaba tratando de temas bem delicados, e mostra como nem sempre a pessoa que vira meme curte muito virar piada.
É um assunto muito me interessa: o Buzzfeed gringo tem uma série ótima sobre pessoas que viraram memes, e aqui no Brasil o jornalista Chico Felitti fez um excelente podcast sobre o tema - o Além do Meme.
A vida depois do meme é sempre a mais difícil.
O que o Twitter anunciou de novo essa semana?
Duas coisas: a primeira é - finalmente - a habilidade de poder encontrar e arquivas seus tweets antigos mais rapidamente. A plataforma também vai deixar você ocultar as coisas que curte e permitir que seus tweets expirem após um determinado período de tempo.
Tudo isso é parte do esforço da companhia em melhorar a privacidade na rede. Uma pesquisa feita pelo próprio Twitter apontou que muitos usuários não faziam nem ideia que suas contas eram abertas e acessíveis para todo mundo.
Apesar do anúncio, ainda não há uma data para a implementação da novidade.
E também finalmente chegou o ‘Super Follow’ - a possibilidade de apoiar seus ‘twitteiros’ favoritos. É tipo a assinatura na Twitch.
Da série ‘Teorias da Conspiração Bizarras’
‘Ted Lasso’ é uma das séries mais legais da atualidade. Com ótimos personagens, histórias legais e aquele clima ‘feel good’, o episódico arrebatou uma legião de fãs ao redor do mundo (eu incluso).
A série gira em torno do personagem que dá nome a série: um técnico de Futebol Americano que é contratado para treinar um modesto clube de futebol (o verdadeiro) na Inglaterra.
Um dos personagens principais do seriado é Roy Kent (interpretado por Brett Goldstein) que é um jogador mais velho e que já não tem aquela potência de outrora.
Acontece que, desde a primeira temporada da série no ano passado, surgiram no Reddit vários posts de pessoas que achavam que o personagem era… feito em computação gráfica. É sério! Alguns dos pontos levantados pelos usuários seriam a falta de brilho na pele do ator e expressões faciais.
A história voltou a tona recentemente por que chegou no Twitter, e agora ficou tão famosa que o próprio ator Brett Goldstein comentou no Instagram.
LEITURAS PARA MATAR O TEMPO ATÉ O FIM DO EXPEDIENTE
• As previsões para o Oscar 2022 (em inglês)
• Um guia para as estreias mais importantes para o restante do ano (em inglês)
• As novas séries que estreiam agora, em setembro (em inglês)
• O Brasileiro está se tornando Furry graças ao ‘The Masked Singer Brasil’? Uma análise [dica da @_luulis, via Twitter]
Pra não dizer que não falei do Batman
Caso você tenha perdido, aparentemente rolou uma sessão teste de ‘The Batman’, e as reações foram bem positivas.
Essa newsletter é trazida até você com o apoio de Alessandro ‘Coxinha’ Francisco, Carlos Henrique Andreatta, Cleverson Lima, Diego Rodrigues, Elana Borri, Fabiane Galliano, Fábio Carneiro, Fábio Duarte, Felipe Autran, Felipe Mulhall, Fernanda Guimarães, Fernanda Mildemberger, Henrique Narducci, João Gonçalves, Juan Vinicius, Luiza Siqueira, Luiz Zavarize, Matheus Duarte, PC Santos, Renan Simão e Thiago Assis.
Apoie a ‘Luke da Semana’ a partir de R$2 e apareça no ‘Mural de Apoiadores’ da próxima edição!