Episódio 29 - Receitas bizarras do Twitter, caloteiros de novela, Faces da Morte e muito mais.
Apertem os cintos: aqui só tem loucura hoje.
Bom dia, boa tarde e boa noite de qualquer lugar que você esteja lendo esta estimada newsletter
Você está adentrando a vigésima nona edição da Luke da Semana, e já sabe que toda sexta-feira vamos reunir as melhores notícias da semana sobre cinema, quadrinhos, música, memes e cultura (inútil?) em geral. Sempre com os comentários assaz pertinentes deste que vos fala.
CINEMA E SÉRIES
Por dentro da treta da HFPA
Uma bomba caiu sobre Hollywood na última semana: a NBC decidiu não transmitir o Globo de Ouro em 2022, e Tom Cruise mandou devolver todos seus troféus dourados.
O motivo? As controvérsias da Hollywood Foreign Press Association, que cuida todo ano da premiação.
A treta começou em fevereiro deste ano, quando uma matéria explosiva do Los Angeles Time foi publicada mostrando que dos 87 dos secretos membros da HFPA, nenhum era negro - e incluíam jornalistas e produtores bem mais velhos (um deles inclusive, legalmente cego e surdo).
Após o lançamento dos indicados do Globo de Ouro 2021, houveram muitas críticas pela falta de inclusão de projetos de criadores negros - como as elogiadas séries ‘I May Destroy You’ e ‘Insecure’ da HBO, ‘Judas and The Black Messiah’ da Warner e outros. Uma crítica bem similar ocorreu na época da campanha #Oscarssowhite, em 2017, obrigando a Academia a mudar algumas coisas no Oscar.
A treta piorou quando a mesma reportagem do Los Angeles Time revelou que a Paramount Network e a Netflix pagaram para que membros da Hollywood Foreign Press Association visitassem o set da série ‘Emily in Paris’ - com direito a hotéis e restaurantes de luxo. ‘Emily in Paris’ foi indicada a dois dos principais prêmios da noite.
A pressão foi aumentando consideravelmente (com a queda de audiência do Globo de Ouro já nas costas) até atingir o ponto de ebulição em março, quando vários relações públicas que prestam serviços à gigantes de Hollywood comunicaram que retirariam o apoio à HFPA caso as coisas não mudassem na questão de diversidade.
Você pode conferir uma timeline completa sobre o caso aqui. [em inglês]
Esse é só mais um capítulo na grande luta por representatividade e reconhecimento de obras mais diversas que tem se intensificado nos últimos anos em todo mundo. Hollywood, querendo ou não, ainda é uma das maiores vitrines do mundo, e quanto mais rápido mudar e resolver a situação, talvez tenhamos mais destaque para diferentes obras. Talvez.
A volta de ‘Faces da Morte’
Tá aí uma manchete que eu achei que nunca iria escrever.
O clássico documentário fake ‘Faces da Morte’ - que aterrorizou milhares de crianças e adolescentes frequentadores de locadoras ao redor do mundo - vai voltar! A Legendary, estúdio que trouxe os novos filmes da franquia Godzilla, adquiriu os direitos do clássico trasheira e produzirá uma nova versão. A trama do filme vai acompanhar uma moderadora de conteúdo de um site similar ao YouTube - e que como parte do trabalho precisa banir vídeos perturbadores de assassinatos, desmembramentos, tortura e outras coisitas mais.
O plot é bem alinhado com o que realmente acontece nas redes sociais afora, então pode ser uma versão interessante.
‘Knives Out 2’ vem com tudo
Assim como a audiência deste periódico semanal, o elenco de ‘Knives Out 2’ só aumenta. Daniel Craig já estava confirmando para retornar, e agora a ele se juntam Dave Bautista (Guardiões da Galáxia), Edward Norton (que já foi o Hulk), a grande Janelle Monáe e agora, Kathryn Hahn - a Agatha de WandaVision. Curioso ver grandes nomes se juntando ao filme, que promete mais confusões, crimes e diversão como foi o primeiro. Lembrando que tanto a parte 2 quanto a já confirmada parte 3 foram compradas pela Netflix.
Será que vem aí?
Mais rápidas que cinema experimental russo
• A HBO Max chega ao Brasil em breve - o lançamento é esperado para próximo dia 26.
• Fã de ‘Orphan Black’? A série vai voltar - em um podcast.
• Um novo programa sobre UFOs vem aí, apresentado por… Demi Lovato! ‘Unidentified’ estreia no Peacock e mostra a cantora investigando OVNIs com o irmão.
• James Gunn confirmou que o novo ‘Esquadrão Suicida’ tem diversas cenas pós-créditos, e que quase todo mundo morre durante o filme.
• AquaTeen e Venture Bros. - dois clássicos do AdultSwim - vão ganhar filmes.
• ‘The Tragedy of Lady McBeth’, o novo filme dos Irmãos Coen produzido pela queridinha indie A24 vai estrear com exclusividade na Apple TV. No elenco: Frances McDormand e Denzel Washington.
• ‘Blindspotting’, um dos melhores filmes que você não viu (tem no Prime Video) vai ganhar uma série/continuação no canal Starz - e já tem trailer.
• Adaptações de quadrinhos que queremos ver: Regina King (Watchmen, Uma Noite em Miami) vai dirigir a adaptação do ótimo gibi ‘Bitter Root’
• O próximo longa de Bong Joon-ho (Parasita) será uma animação estrelando um peixinho.
• ‘Wish Dragon’, nova animação da Netflix com John Cho e Constance Wu, ganhou seu primeiro trailer.
• Vem aí mais um filme da série ‘Uma Noite de Crime’. Confira o trailer!
CULTURA DA INTERNET
O maluco que fingiu estar na novela ‘Gênesis’ da Record
Você deve ter visto essa passando pela sua timeline, mas eu não vou conseguir deixar passar por que essa história é absolutamente MALUCA.
Thiago Cozzatto é um modelo e ator de Goiás com 13 mil seguidores no Instagram. Eu não consegui checar outros créditos de atuação do rapaz, mas nossa história começa em agosto de 2020, quando Thiago anuncia que está na novela ‘Gênesis’, da Record.
De acordo com a notícia, Cozzatto interpretaria o personagem Hakan na novela, e de acordo com a descrição o personagem seria um Viking - o que já deveria acender um alerta, já que ‘Gênesis’ teoricamente se passa bem antes do surgimento dos nórdicos… mas ok.
No dia 11 de janeiro deste ano, Thiago posta o primeiro vídeo trajado como o personagem, anunciando que ele está chegando na novela.
Até aí, normal. Nada de novo em um ator divulgando seu trabalho.
Acontece que, olha só: Cozzatto NÃO está na novela ‘Genesis’ da Record. O ‘exposed’ todo de Thiago pode ser lido na thread do perfil @DiaboDeGenesis, que tornou a história famosa (nota separada: com isso, descobri que existe todo um fandom da novela ‘Genesis’ no Twitter. Fica cada vez melhor.)
As montagens falsas, a divulgação na mídia, o fato de a roupa de ‘viking’ ter sido comprada numa loja de fantasias, tudo nessa história é maravilhosamente bizarro - e talvez seja uma das histórias mais doidas que eu já cobri aqui neste periódico.
Mas eu queria ir mais a fundo.
Em seu perfil no Instagram, Thiago elenca 3 projetos específicos.
O primeiro é a novela ‘Genesis’, a qual ele já foi desmascarado. Mas o que chama a atenção, primeiramente, é o perfil brasileiro da Netflix na rede marcado sem contexto nenhum em seu perfil. Não há qualquer menção a trabalhos para a gigante do streaming em seu Instagram.
A segunda é a marcação do perfil ‘Os Notáveis’ - que eu descobri ser um projeto multimídia já cancelado sobre super-heróis brasileiros. A história envolveria gibis, séries e outras mídias, e Thiago seria um dos atores principais, aparentemente (o perfil não atualizado há um ano e a única matéria que encontrei sobre o assunto foi essa aqui)
Novamente, a história é maluca - e só o Brasil poderia proporcionar tamanho entretenimento e confusão. Vamos acompanhar os próximos capítulos, já que agora a própria Record desmentiu o rapazola.
Lembrete: sempre mude seu nome no Zoom
Estamos há bastante tempo na pandemia, e já nos acostumamos ao mundo das videochamadas. Mas há quem ainda cometa o erro de não mudar o nome no Zoom, como nosso amigo Nathaniel que apareceu em uma audiência virtual nos Estados Unidos com o curioso nome de ‘Buttfucker 3000’ e tomou um esporro do Juiz.
Cheque sempre seu nome!
Vamos falar sobre vídeos culinários bizarros
Eu quis cobrir essa há algum tempo aqui, mas cortei diversas vezes por falta de espaço. Agora é a hora, já que essa semana mais uma receita bizarra americana viralizou no Twitter.
Eu tenho observado esse movimento há bastante tempo: ciclicamente, uma receita cai nas redes e é comentada por todo canto. Eis que nas últimas semanas de Abril, o jornalista Ryan Broderick - autor da newsletter Garbage Day - comentou sobre o assunto em um de seus textos.
Resumindo muito: basicamente existe todo um ‘mercado’ de vídeos que seguem o mesmo formato: mulher branca em torno de seus 30 anos faz receitas bizarras e estapafúrdias enquanto um homem filma e comenta as ações da moça como se estivesse achando tudo incrível.
É um iceberg virtual de conteúdo que começou com o advento do ‘Facebook Watch’, a plataforma do Zuckerberg voltada para criadores de vídeo. A peça original é postada em algum perfil de lá, começa a fazer dinheiro e ganha força com postagens cruzadas em outras páginas de outras mulheres que também fazem o mesmo tipo de conteúdo.
Outros usuários baixam o vídeo e jogam no TikTok ou Twitter e esperam os likes, retweets e comentários - já que todo mundo tem sua própria opinião sobre o assunto. Acontece que os usuários que pulverizam as receitas em outras redes também são parte do esquema, já que aproveitam a viralização para divulgar códigos e links de apps que dão dinheiro e o qual ganham uma porcentagem.
Você achou que acabava por aí? Não, não, não. Broderick foi mais além e descobriu que tudo está conectado ao mágico americano Rick Lax: basicamente ele é o ‘pai’ desse tipo de conteúdo, tendo sido uma das figuras mais importantes do lançamento do ‘Facebook Watch’. Praticamente todas as moças que produzem vídeos nesse formato estão conectadas à Lax de uma forma ou outra.
A história completa é doida e você pode conferir inteira aqui [em inglês].
LEITURAS PARA MATAR O TEMPO ATÉ O FIM DO EXPEDIENTE
• Uma lista com as 50 melhores séries ‘teen’ de todos os tempos. Tem muita coisa legal [em inglês]
• E uma com as melhores séries de comédia de todos os tempos [em inglês]
• Uma listona enorme com 25 vídeos que definem a internet, de Vines clássicos até vídeos primordiais do YouTube [em inglês]
• 40 filmes que devem estrear no Festival de Cannes este ano [em inglês]
• Todas as novas séries que começam agora na metade de 2021 [em inglês]
• Pra você favoritar: todos os filmes que estreiam a partir do próximo semestre [em inglês]
• 26 séries que estreiam no próximo semestre - e que você deveria ver [em inglês]
• Uma matéria que explica como funciona o ‘Top 10’ que você vê quando entra na Netflix. [em inglês]
• Uma leitura extremamente interessante: como você substitui um ator - após alegações de comportamento inadequado - na pós-produção de um filme? Zack Snyder passou por isso em ‘Army of the Dead’ [em inglês]
Pra não dizer que não falei do Batman
Ontem foi aniversário do Robert Pattinson - o novo Batman. Parabéns ao ator!
Essa newsletter é trazida até você com o apoio de Alessandro ‘Coxinha’ Francisco, Carlos Henrique Andreatta, Cleverson Lima, Diego Rodrigues, Elana Borri, Henrique Narducci, João Gonçalves, Juan Vinicius, Luiza Siqueira, Luiz Zavarize, e PC Santos.
Colabore você também a partir de R$2 e apareça no ‘Mural de Apoiadores’