Bom dia, boa tarde e boa noite de qualquer lugar que você esteja lendo esta estimada newsletter.
Você está adentrando o 112º episódio da Luke da Semana.
Essa será uma edição diferenciada! Hoje vou trazer uma seleção dos Melhores do Ano segundo este que vos fala, pra podermos fechar 2023 com chave de ouro. Vamos lá?
MELHORES DO ANO DA LUKE DA SEMANA
Uau! Que ano foi este, não é mesmo? Sei que essa expressão acabou virando um meme, tirando até um pouco do significado real, mas pessoalmente 2023 foi o ano em que ‘the movies are back!’ Tivemos pela primeira vez em não sei quanto tempo um alvoroço em torno de filmes que não eram de super-heróis, comédias muito boas (como não víamos há bastante tempo também) e muito mais. Então, sem mais delongas, vamos para as categorias.
Além disso, tivemos mais uma série de ótimos memes e histórias da internet e séries espetaculares. Vamos a fundo.
Filmes da imagem: Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Guardiões da Galáxia vol. 3, A Morte do Demônio: Ascensão, Crescendo Juntas, Barbie, Theater Camp, Saltburn e Jogos Vorazes: A cantiga dos Pássados e das Serpentes.
Fato curioso: eu tinha prometido pra mim mesmo que este ano eu tentaria evitar ao máximo ver qualquer filme de super-heróis. Apesar de ser parte muito grande da minha vida como leitor de HQs desde pequeno, já deu o que tinha que dar, né? Aí que vem a surpresa que não um, mas dois filmes de hominho estão aqui.
No geral, todos esses filmes que estão aqui são ótimos: para te fazer rir (Barbie, Theater Camp), chorar (Crescendo Juntas), chorar de medo (Evil Dead Rise) ou só ter um bom momento de entretenimento (Hunger Games, Guardians of The Galaxy, Spider-verse, Saltburn).
Filmes na imagem: Poor Things, Dream Scenario, Priscilla, American Fiction, Anatomy of a Fall, All of Us Strangers, The Zone of Interest, The Iron Claw
Uma categoria muito divertida de se fazer: filmes que já saíram este ano, mas ainda não chegaram ao Brasil ou, se chegaram, ainda são de difícil acesso (eu sei que 3 desses já estão disponíveis ou vão sair ainda essa semana na locadora da internet, ok?). Quem sabe ano que vem estarão em alguma categoria!
Filme na imagem: Os Banshees de Inisherin
Esse aqui saiu ano passado e concorreu ao Oscar no início deste ano - e como eu sempre tento ver todos os indicados, estava na lista. ‘Banshees of Inisherin’ me destruiu emocionalmente de formas inimagináveis. Um lindo e pesado filme sobre amizade, solidão, sonhos e como nossas relações e esperanças mudam frente ao incerto. Lindo, lindo, lindo. Eu penso quase todo dia nesse.
Filme na imagem: When Evil Lurks
Não me entenda mal: ‘When Evil Lurks’ - filme produzido aqui pelos nossos hermanos Argentinos - é um dos melhores do ano. Um terrorzão sinistro pra ninguém botar defeito. Mas assim: eu me considero uma pessoa muito forte pra filmes do gênero, e esse aqui me tirou do eixo legal. Vai na coragem por que só assim mesmo.
E agora, rufem os tambores:
Filmes na imagem: Assassinos da Lua das Flores, Segredos de um escândalo, Blackberry, Vidas Passadas, Fale Comigo, Oppenheimer, Asteroid City, Missão: Impossível - Acerto de Contas, Bottoms, The Holdovers.
O primeiro ponto importante dessa lista: não está enumerada. Eu particularmente acho muito difícil dizer ‘esse é melhor do que aquele’ - pra mim, todos estão na mesma prateleira, tendo emocionalmente me tocado de diferentes formas. Dito isto: ‘Assassinos da Lua das Flores’ é o melhor filme do ano.
Quando eu montava essa lista, eu fiquei pensando se tematicamente os filmes tinham algo em comum, e acredito que todos lidam em alguma medida com o sentimento de solidão ou medo frente ao que o futuro reserva, o que eu achei bastante curioso e interessante.
PRÊMIOS DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
Esses aqui foram muito mais difíceis que falar sobre filmes. Mesmo cobrindo diversas histórias ao longo do ano, é difícil chegar nessa altura do ano e relembrar todos os memes e virais que rolaram - mas eu tentei o meu melhor. Separei em duas categorias: Virais Internacionais e Nacionais - ou seja, não necessariamente ‘memes’, mas histórias ou situações que renderam gostosas risadas (pelo menos, pra mim)
Vamos a eles:
Agora, eu gostaria de ouvir você, leitor queride que esteve comigo durante mais este ano. Quais foram os melhores do ano na sua opinião? Você discorda de mim em alguma das escolhas? Faltou algo?
Responde aqui embaixo, me manda um e-mail, um zap e conta pra mim!
Muito obrigado por acompanharem a Luke da Semana! Em 2023 tivemos uma longa pausa por razões pessoais, mas em 2024 voltaremos melhor.
Um feliz natal e um feliz ano novo!