Episódio 109 - Golpes na Netflix, Shrek Original, pensamentos intrusivos e mais.
deu uma esfriadinha hoje, seguimos
Bom dia, boa tarde e boa noite de qualquer lugar que você esteja lendo esta estimada newsletter.
Você está adentrando o 109º episódio da Luke da Semana e já sabe que toda sexta-feira vamos reunir as melhores notícias da semana sobre cinema, quadrinhos, música, memes e cultura da internet em geral. Sempre com os comentários assaz pertinentes deste que vos fala.
CINEMA E SÉRIES
Uma série muito louca
Você aí de casa que está prestigiando este humilde periódico semanal se lembra desta fotografia tirada em 2019, retratando o encontro do ator Keanu Reeves com o então governador de São Paulo João Dória?
Na época, Keanu teria vindo para Terra Brasilis pedir permissão para gravar uma nova série para a Netflix, de nome ‘Conquest’. Prometida como um sci-fi épico, o seriado teria diversas locações e a capital paulista seria uma delas.
Porém - você veja como são as coisas - a série nunca viu a luz do dia, e recentemente os bastidores da produção foram revelados - entregando uma trama talvez mais interessante do que o programa teria sido.
Veja bem: a plataforma de streaming Netflix pagou 55 milhões de dólares para Carl Rinsch - diretor, criador da série e parça do Keanu Reeves - dar a início à produção (o que, por si só, já gerou um processo entre Rinsch e uma antiga produtora que teria financiado o projeto piloto). Além dos rios de dinheiro, a garantia era de plenos poderes criativos e comerciais de ‘Conquest’ para o diretor e sua esposa, a produtora Gabriela Betancor.
Só que o realizador já tinha uma fama de ser uma pessoa ‘complicada’ de se trabalhar (eufemismo para ‘escroto pra caralho’), exigindo horas e horas de gravação do elenco - passando muitas vezes de 24 horas sem parar - e outros comportamentos erráticos.
Sem conseguir ver nenhuma filmagem da série, a Netflix deu aquela cobrada esperta, e ainda injetou mais 11 milhões de dólares na conta da produção. O que Rinsch fez? Terminou a série? Não! Ele decidiu investir em si mesmo, afinal de contas, quem não quer comprar carros e relógios luxuosos e caríssimos?
Nesse quiprocó, a esposa do profissional pediu divórcio, e nosso amigo Carl durante o processo entrou numa espiral de loucura afirmando ter poderes que o alertavam quando raios cairiam e vulcões iriam entrar em erupção - ou ainda que ele sabia exatamente onde a pandemia do COVID iria explodir de casos.
A cereja do bolo é que ele ainda teve a pachorra de investir parte da grana em criptomoedas e ainda conseguiu um lucro. É o absoluto homem louco.
Eu gostaria de estar inventando tudo isso, mas não: isso realmente aconteceu, e só foi revelado pois a Netflix está processando Rinsch exigindo o retorno da grana - e o New York Times fez uma matéria gigante sobre o caso [paywall, disponível em inglês]
Para ler uma versão resumida em português da situação toda, confira aqui na UOL e se sair no paywall, tem essa thread aqui ou o artigo lá no Omelete.
Começa uma ‘Caça às Bruxas’?
A história da semana no meio cinematográfico foi a bombástica demissão da atriz Melissa Barrera da franquia ‘Pânico’ devido a comentários Pró-Palestina feitos em seu Instagram pessoal.
A Spyglass - produtora dos novos filmes da série - alegou que a atriz teria sido antissemita e que não toleravam esse tipo de comportamento, mas o caso é que ela só pediu que crianças e mulheres parassem de ser mortos em um conflito sem sentido. Uma opinião muito absurda, não é mesmo?
Nessa confusão toda a atriz Jenna Ortega - que também era a nova face dos novos ‘Pânico - se demitiu, alegando ‘conflitos de agenda’ mas possivelmente em apoio a Barrera.
Muita coisa rolou nesse meio aí também: a premiada Susan Sarandon (Thelma & Louise) foi dispensada da agência que gerenciava sua carreira pelo mesmo motivo e outros profissionais da área também tiveram suas carreiras postas em jogo.
Esse é só o começo de uma situação que ainda vai feder bastante. O conflito está longe de acabar, e agora as discussões ficam ainda mais acaloradas no meio da cultura pop em relação ao tema. O principal problema aqui é o possível início de uma ‘caça às bruxas’ em Hollywood, como rolou nos anos 50 com qualquer artista que tivesse o mínimo de opinião considerada ‘comunista’ pelo governo da época.
Para entender melhor essa história toda, o impacto que isso tem e como foi no passado, recomendo este excelente vídeo do crítico de cinema Waldemar Dalenogare.
CURTAS
• O suspense ‘Zona de Interesse’ - considerado um dos melhores filmes do ano - tem sua estreia confirmada no Brasil
• Participantes da versão reality show de ‘Round 6’ estão processando a Netflix.
• Confirmada a sétima temporada de ‘Black Mirror’
• Vem aí um novo filme da franquia Jason Bourne
• Nicole Kidman e Harris Dickson (Triângulo da Tristeza) vão estrelar um novo thriller erótico da diretora de ‘Bodies Bodies Bodies’ para a A24.
• Novo papel para Brendan Fraser no filme ‘Rental Family’, dos mesmos criadores da ótima série ‘BEEF’.
• Robert Eggers (A Bruxa, O Farol), garante que seu ‘Nosferatu’ é um épico de horror gótico assustador.
GIRO NA NET
Encontraram parte do ‘Shrek’ original
Muito antes do ogro Shrek virar o ícone cultural que é hoje e uma das franquias cinematográficas de maior sucesso do mundo, o projeto tinha uma cara bem diferente. Os primeiros testes da animação eram muito mais parecidos com o livro que inspirou o filme e tinham um tom mais ‘soturno’. Até hoje, tínhamos somente algumas poucas imagens de como deveria ter sido.
Porém, enquanto este periódico semanal era finalizado, o perfil especializado em encontrar ‘mídias perdidas’ blameitonjorge publicou que o teste de animação original de ‘Shrek’ foi encontrado e publicado por um dos profissionais que trabalhou no projeto na época, e você confere aqui.
Oppenheimer Minecraft
Eu gostei bastante do filme ‘Oppenheimer’, épico histórico dirigido por Christopher Nolan e responsável por um dos maiores eventos culturais dos últimos anos. É um filme muito bem realizado que lida com questões extremamente importantes e atuais até hoje. Eu também disse que a trilha sonora é incrível?
Como melhorar o filme? Recriando cenas dele no Minecraft - como você confere abaixo.
Você tem pensamentos intrusivos?
Aparentemente, essa é uma tendência super em alta no país - pelo menos é o que mostra este levantamento feito pelo pessoal do Núcleo Jornalismo. Eu não sei exatamente o motivo de tamanha tendência, mas fez com que até o Dr. Drauzio Varella fizesse um vídeo explicando sobre. O que me faz lembrar que, quando eu ia pra faculdade, sempre me vinha o pensamento ‘e se eu jogar minha carteira pra fora da janela do ônibus?’ por algum motivo - mas eu estou me desviando do assunto.
Confira mais sobre o tema e uma seleção de memes aqui.
VOCÊ PRECISA ASSISTIR ISSO
Já está rolando no Paramount+ a série ‘The Curse’, que junta 3 mentes criativas (Nathan Fielder, Emma Stone e Benny Safdie) em uma série de comédia(?) com um tiquinho assim de terror. Na trama, um casal empreendedor resolve gravar uma série de TV mostrando seu trabalho, mas tem tudo ameaçado por uma misteriosa maldição.
Eu não estou entendendo muito bem o que está acontecendo na série, mas é muito legal! Confira o trailer aqui e vá por sua conta e risco.
ENROLANDO ATÉ O FIM DO EXPEDIENTE
• Os filmes do diretor Ridley Scott, elencados do pior ao melhor [em inglês]
• As melhores séries animadas de todos os tempos [em inglês]
• Melhores filmes de terror de 2023 [em inglês]
• Especial ‘Nunca sei o que assistir nos streamings’ abaixo:
Melhores filmes na Netflix
No Prime Video
Na HBO Max
E na Star+
TIKTOK DA SEMANA
Esse
E a continuação aqui
Quer apoiar a ‘Luke da Semana’? Agora ficou ainda mais fácil!
É só clicar em um dos links abaixo e apoiar da forma que quiser. Eu tentei deixar a assinatura anual mais barata que isso - mas não rolou.
Lembrando que ao assinar, você vai passar a receber conteúdos exclusivo e acesso ao canal de transmissão no Instagram!
Você também ajuda muito compartilhando o link nas redes sociais e com os amigos! Obrigado!
Qualquer erro nesta newsletter é proposital. Ou não também, sei lá. Vamos vendo como vão as coisas.