Bom dia, boa tarde e boa noite de qualquer lugar que você esteja lendo esta estimada newsletter.
Você está adentrando o 107º episódio da Luke da Semana e já sabe que toda sexta-feira vamos reunir as melhores notícias da semana sobre cinema, quadrinhos, música, memes e cultura da internet em geral. Sempre com os comentários assaz pertinentes deste que vos fala.
CINEMA E SÉRIES
Eu não vou dar conta de tudo isso não
Veja só como são as coisas: eu entrei num hiato com este periódico semanal por um tempo, e aí estourou a greve dos roteiristas e dos atores de Hollywood. Na época eu pensei ‘hmm, seria interessante voltar com a newsletter agora’ (não voltei).
Isso foi 118 dias atrás - quase 4 meses. Esse foi o período de vigência da greve, que terminou nesta última quarta-feira (a dos roteiristas tinha findado um pouco antes).
O que é ótimo! Não só pois atores podem voltar a trabalhar em condições decentes, como também temos diversos projetos novos anunciados e outros que estavam paralisados voltando aos eixos.
Essa foi a maior greve da história de Hollywood. A gente tende a achar que todo mundo que tá lá se sai bem e tem um futuro - por que só vemos as estrelas no topo - mas existe todo um ecossistema que, assim como qualquer profissão, necessita de direitos e garantias para continuar fazendo seu trabalho, que entretém milhões de pessoas no mundo todo.
Também acho que deveria servir como um exemplo e uma lembrança muito clara que, as vezes, quando nos unimos, podemos conquistar coisas em comum que beneficiem todos - principalmente os trabalhadores.
Eu estou conclamando uma greve? Não, pois não é o meu espaço e nem é pra isso que serve este periódico, mas tenha certeza que, quando possível, eu estarei em uma. Leia mais sobre o acordo entre estúdios e o Sindicato aqui.
Ah, sobre o título desta seção, é por que com o tanto de projeto anunciado, divulgado e retomado, acabou que ficou muuuuita coisa pra eu filtrar. Eu fiz o meu melhor, que você confere logo aqui abaixo.
Ele fez… ele fez isso novamente.
Uma coisa que você deve saber sobre o atual dono da Warner Bros. David Zaslav é que ele aparentemente odeia filmes - apesar de comandar um dos maiores estúdios da história.
Já falamos disso aqui anteriormente, mas no ano passado ele ordenou o cancelamento do já pronto ‘Batgirl’ e de uma nova animação do personagem ‘Scooby Doo’.
E agora, Zaslav ataca novamente: no caso agora quem virou camiseta da saudades foi um desenho do personagem Papa-Léguas e Coiote. Descrito como uma mistura de live-action com animação (nos moldes do clássico ‘Roger Rabbit’), a película estava nos estágios finais de produção e assim, sumariamente, vai ter seus arquivos deletados.
O que impressiona aqui é que: 1) o filme era protagonizado por John Cena, uma das mais carismáticas estrelas da atualidade 2) quem viu o filme, disse que era muito bom e 3) era produzido por James Gunn - atual chefão do setor de super-heróis do estúdio. Ou seja, nem uma das cabeças mais altas da Warner está a salvo.
É desanimador para fãs e profissionais da área: por que você aceitaria trabalhar num lugar que pode simplesmente falar que ninguém vai ser a história que você trabalhou por anos depois de pronta?
Você pode ler a matéria original aqui [em inglês] ou um resumo aqui.
CURTAS
• Francesca Scorsese - a filha tiktoker de Martin Scorsese - deu uma entrevista bem legal pra GQ onde conta que o pai se amarra em fazer os vídeos pra rede. Que continue assim!
• Aquela desgraça de Elon Musk vai ganhar um filme sobre sua vida e obra (kkk) dirigida por Darren Aronofsky (A Baleia, mãe!). Deus nos ajude.
• Tudo que a Marvel adiou nos últimos dias
• Caso você tenha perdido, saiu o trailer da série live-action baseada no amado desenho ‘Avatar’.
• The Rock presidente? Quase aconteceu.
• O ator Kevin Bacon come bacon? Não.
• Trailer de ‘Orion and The Dark’, animação escrita por Charlie Kaufman (Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças)
• Teremos uma adaptação de ‘The Legend of Zelda’
• Brian Cox - o eterno Logan Roy de ‘Succession’ - topou participar do reality show sobre o espião 007 por que… achou que foi convocado para participar de um filme do 007. (obrigado a todxs que me mandaram essa)
• Tudo que volta a ser produzido com o fim da greve dos atores de Hollywood.
GIRO NA NET
É o fim da internet como conhecemos
O título é bem dramático pra chamar sua atenção ao fato de que o Omegle chegou ao fim. Sim, isso mesmo: aquele site em que você ligava sua webcam e se sujeitava a presenciar diversas atrocidades visuais com 14 anos de idade se foi. A plataforma ganhou uma sobrevida durante a pandemia do COVID-19, quando jovens tiktokers descobriram uma fonte infinita de conteúdo por lá.
Seu criador Leif K-Brooks, em nota publicada, explica um pouco da origem do Omegle e agradece o público por todos esse anos. Agora, o interessante aqui é o por que o site foi fechado: não foi falta de usuários, já que como aponta o pessoal do Núcleo Jornalismo, 50 milhões de usuários passaram pelo site no mês passado. Isso é um montão de gente!
Na verdade, K-Brooks diz na nota que decidiu encerrar o serviço após o aumento de atividades indevidas no site. Mas já não era assim quando eu tinha 15 anos em 2009? Estou divagando…
Ainda no Núcleo, você confere algumas outras tretas jurídicas envolvendo o Omegle - e no G1, mais informações.
Em tempo, o Chat Roulette - que é um site similar - continua no ar.
Line-ups e afins
Saiu o line-up do festival Lollapalooza. Yada yada yada, você sabe o esquema: todo ano eles abrem antes os ingressos e depois te contam que bandas vem - se é que vem, as vezes nem isso.
MAS, com isso, temos mais uma edição anual de uma das minhas piadocas favoritas da internet brasileira, que é o line-up fake realizado pelo usuário @pedraum_quejero no Twitter - sempre com os nomes mais inventivos possíveis. ‘Os Alabastres dos Balaústres’ é definitivamente meu favorito da leva.
E tem mais! Em face disso, outro usuário do Twitter abriu o Spotify e pesquisou banda por banda, encontrando algumas que realmente existem - o que também é bem legal, e você pode conferir aqui.
VOCÊ PRECISA VER ISSO
O dia de hoje marca a estreia do novo filme do diretor David Fincher na Netflix: ‘O Assassino’. Eu não sei você aí de casa, mas Fincher é um dos meus diretores favoritos - tendo realizado clássicos como ‘Clube da Luta’, ‘Se7en’, ‘A Rede Social’ e outros. Eu ainda não vi, mas com certeza vou ver hoje mesmo. Corre lá (na Netflix ou na locadora da internet, você que manda!)
ENROLANDO ATÉ O FIM DO EXPEDIENTE
• Fresquinho: todos os indicados ao Grammy.
• Uma análise bem legal e emocionante sobre ‘Now and Then’, a última música dos Beatles (em inglês)
• As melhores adaptações de games para o cinema [em inglês]
• Todos os filmes de terror que eu vi em outubro, elencados do pior ao melhor [disponível somente para assinantes premium]
Quer apoiar a ‘Luke da Semana’? Agora ficou ainda mais fácil!
É só clicar em um dos links abaixo e apoiar da forma que quiser. Eu tentei deixar a assinatura anual mais barata que isso - mas não rolou.
Lembrando que ao assinar, você vai passar a receber conteúdos exclusivo e acesso ao canal de transmissão no Instagram!
Você também ajuda muito compartilhando o link nas redes sociais e com os amigos! Obrigado!
Então é isso, todo e qualquer erro nessa newsletter é proposital. A gente vai se falando.